Imprimir

Microsoft sofre na busca de novo líder

O fundador Bill Gates ainda tem forte influência sobre as decisões do conselho.

Os membros do conselho que fazem parte do comitê de busca por um novo diretor-presidente já abordaram pelo menos dois executivos da empresa e pelo menos oito pessoas de fora para sondar seu interesse pelo cargo, segundo pessoas a par do assunto. Entre os de fora estariam Alan Mulally, diretor-presidente da Ford Motor Co., Mark Hurd, diretor superintendente da Oracle, e Stephen Elop, executivo que lidera a Nokia Corp. O plano já é que Elop entre na Microsoft quando esta concluir a aquisição da divisão de celulares da Nokia, prevista para o início do ano que vem.

Alguns dos candidatos foram abordados pela primeira vez recentemente, segundo as pessoas a par do assunto. Uma delas disse que membros do comitê de busca já começaram entrevistas individuais mais formais.

A lista de candidatos reflete a dificuldade do conselho em responder uma questão central: o próximo líder da Microsoft deve ser uma pessoa imersa em tecnologia, capaz de liderar a inovação de produtos, ou um especialista em administrar uma organização de grande porte com muitas ramificações?

A decisão vai definir o futuro imediato da Microsoft e determinar se ela vai se concentrar mais em fabricar produtos para competir contra rivais como Google Inc. e Apple Inc., ou em melhorar sua eficiência. Por trás do debate percebe-se um fato fundamental: talvez não haja um candidato perfeito para o cargo.

"A ideia de encontrar um diretor-presidente que seja um visionário em tudo provavelmente não é realista", disse uma pessoa a par do processo de busca.

Enquanto pesa os méritos da escolha de um líder com um ou outro perfil, o conselho, que contratou uma firma de recrutamento de executivos,também está avaliando de que modo o restante da equipe executiva poderia compensar as eventuais deficiências do próximo líder.

O conselho da Microsoft está enfrentando a tarefa histórica de escolher um diretor-presidente que seria apenas o terceiro na história da empresa, e, provavelmente, o primeiro sem vínculos com a equipe fundadora.

O sucessor de Steve Ballmer, o atual diretor-presidente, terá que lidar com um cenário de tecnologia bem diferente do que havia quando Ballmer assumiu o lugar de Bill Gates, em janeiro de 2000. O mundo da computação se afastou dos pontos fortes da Microsoft, os computadores pessoais de mesa e o software tradicional, e a empresa, que já tem 38 anos de vida, vem ficando para trás das rivais em tecnologias como os smartphones e o software baseado na internet.

Entre outros executivos de fora da empresa já sondados estão Charles Phillips, ex-diretor-superintendente da Oracle, agora à frente da Infor, empresa de software comercial, e Paul Maritz, ex- executivo da Microsoft, que hoje dirige a Pivotal, que produz software empresarial. Tony Bates e Satya Nadella, atuais executivos da Microsoft, também se reuniram com pelo menos um membro do conselho para conversar sobre o cargo de diretor-presidente, disse uma das pessoas a par do processo de busca. Bates não respondeu a um pedido de comentário para este artigo e Nadella não quis comentar.

Nem todos os executivos abordados são candidatos para o cargo de líder da Microsoft. Hurd, por exemplo, já disse que pretende continuar na Oracle.

Pessoas a par da busca disseram que o conselho acredita que seria melhor agir rápido para identificar o sucessor de Ballmer e que espera fazer uma escolha dentro de quatro a seis meses, ou seja, no fim do ano ou no início de 2014. Em agosto, Ballmer anunciou que planejava se aposentar dentro de um ano, ou quando o conselho encontrasse o seu sucessor.

Mulally vem aparecendo como o candidato mais intrigante. O diretor-presidente da Ford, de 68 anos, não tem experiência em tecnologia da informação. Mas o executivo, que também já liderou a Boeing Co., é uma pessoa próxima de Ballmer e age com frequência como seu consultor, inclusive sobre uma reorganização radical anunciada em julho.

Ballmer tem promovido a candidatura de Mulally, segundo pessoas a par do processo de busca. Mas não se sabe quanta influência Ballmer ainda exerce sobre o conselho de administração, que tem nove membros.

Pessoas a par da situação dizem que o conselho da Microsoft está considerando candidatos de fora do setor de tecnologia, como Mulally, porque eles podem ajudar a preparar jovens executivos da Microsoft para a liderança no futuro. Mulally já disse que está comprometido a ficar na Ford até o fim de 2014, pelo menos. Fonte The Wall Street Journal.

Contato

  • ncm@ncm.com.br
  • Claudia Hacklaender:
  • (19) 9 9210-0899
  • Narciso Machado:
  • (19) 9 9111-3492

Nossos serviços possibilitam o desenvolvimento de estratégias em áreas que necessitam de resultados.

Com sólida experiência nossos consultores oferecem serviços em todas as áreas da empresa, capacitando e qualificando pessoas, adequando visão estratégica à realidade do mercado, organizando ações internas e externas para redução de custos, ampliando operações e negócios, preparando equipes para competir com melhores resultados.

Empresário: Revitalizar a empresa com novas estratégias é inovar, tornar a empresa e sua equipe de colaboradores mais ágeis e competitivos. Este é o momento de fazer acontecer.