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Empregados fonte de ideias

Geralmente, são os funcionários — e não consultores externos — que conhecem melhor os produtos e os processos da própria empresa. Segundo especialistas em gestão, muitas das companhias mais inovadoras tendem a pedir ideias de empregados de todos os escalões da organização, não apenas dos quadros executivos.

Muitas vezes, no entanto, é difícil conseguir que funcionários que não estão em posições de liderança sejam ouvidos: uma pesquisa descobriu que as ideias — grandes ou pequenas — de um funcionário médio nos Estados Unidos são implantadas apenas uma vez a cada seis anos, diz Alan G. Robinson, professor da Faculdade de Administração de Empresas Isenberg, da Universidade de Massachusetts.

Hoje em dia, no entanto, mais companhias estão percebendo o valor das ideias de seus trabalhadores. Incentivando o processo estão os chamados programas de gestão de inovação como BrainBank Inc., InnoCentive Inc. e Spigit Inc., que ajudam empresas a montar sistemas de coleta de ideias on-line em que os funcionários podem entrar, comentar e votar em ideias.

A empresa de auditoria e consultoria PricewaterhouseCoopers lançou, há dois anos, um website de gestão de ideias chamado iPlace, como uma maneira de coletar ideias de funcionários que pudessem ajudar no corte de despesas, melhorar o serviço aos clientes e aumentar o faturamento, diz Mitra Best, chefe de inovações da empresa nos EUA.

Funcionários dão ideias, algumas vezes em resposta a competições feitas pela empresa, e votam e comentam sobre as sugestões dos colegas. Um time de gestores revisa a proposta dentro de 30 dias e dá uma resposta ao empregado.

Cerca de 60% dos 32 mil empregados da empresa já enviaram ideias ou comentaram ou votaram em sugestões, diz Best. Das mais de 3.300 ideias recebidas — que vão de aplicativos para celulares para preparação de relatórios de despesas até mudanças nas configurações da impressora para impressão frente e verso —, 140 delas foram colocadas em prática.

Best diz que a empresa não mede diretamente as economias geradas pelo programa de ideias, mas que algumas sugestões, como a que mudou o jeito com que a empresa coleta recibos de despesas dos funcionários para reembolso, proporcionou uma economia de "centenas de milhares" de dólares.

Algumas companhias dão recompensas em dinheiro (normalmente como uma porcentagem das economias de custos geradas, o que pode ser difícil de medir), mas especialistas em inovação dizem que esta não é sempre uma tática eficaz para atrair sugestões de maneira contínua. O que motiva a maioria das pessoas a dar sugestões é mais um desejo real de tornar o trabalho mais fácil e abolir complicações do que recompensas financeiras, diz Robinson, o professor da Isenberg.

Na Troyer Foods Inc., um distribuidor de alimentos no atacado com 280 funcionários, em Goshen, no Estado americano de Indiana, trabalhadores que apresentam ideias em um sistema on-line lançado em meados deste ano recebem pontos que podem trocar por mercadoria ou outros benefícios, como vagas de estacionamento.

Becky Ball-Miller, diretora-presidente da Troyer, diz que a companhia quer que as sugestões de ideias estejam tão enraizadas que se tornem "parte da expectativa de trabalho e parte da revisão de desempenho" de cada funcionário.

Entre as ideias que foram implantadas estão a adição de mais uma geladeira ao salão onde os funcionários almoçam e a criação de uma área no estacionamento exclusiva para carros para evitar que caminhões de entregas bloqueiem as vagas; também já houve sugestões de corte de gastos que encorajavam a empresa a revisar alguns contratos caros de fornecedores.

Ideias brilhantes também podem vir de lugares inesperados. Quando a seguradora Allstate Corp. promoveu uma competição online de ideias para desenhar um aplicativo para celular para seus produtos de seguro, a ideia vencedora veio de um dos advogados da companhia.

"Eu posso garantir a você que o chefe dele não perguntou "você tem alguma ideia para celular?", diz Matt Manzella, diretor de tecnologia da inovação da Allstate. FONTE THE WALL STREET JOURNAL

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