Case de sucesso da NCM Business Intelligence.
Cliente: Empresa nacional do ramo metalúrgico, com difícil situação financeira, equipe de vendedores internos e distribuidores em todo o Brasil, muitos distribuidores desistindo de trabalhar e questionando a obrigatoriedade de vínculo exclusivo com a marca.
Diretor Presidente chama NCM Business Intelligence para análise e sugestão de solução.
Analisamos as condições financeiras, de produção, logística e distribuição.
Verificamos o potencial de mercado e condições das equipes de vendas, interna na fábrica e equipes de vendas dos distribuidores.
Apresentamos projeto para diretoria com detalhes e necessidades de curto, médio e longo prazo.
O projeto tinha como base, ação integrada de planejamento envolvendo todas as áreas e departamentos, desta forma todos estariam comprometidos com os resultados.
Realizamos reunião com equipes internas, técnicos da produção, logística e distribuição, para mostrar o projeto as metas e os objetivos, informamos a necessidade do apoio e engajamento de todos.
No dia seguinte realizamos reunião com equipe de vendas incluindo os distribuidores, detalhamos passo a passo como seria executado o projeto, as metas e os objetivos de cada participante da área comercial.
Durante a reunião, informamos os procedimentos que as demais áreas já estavam providenciando, para dar sustentação às vendas.
Como a área de atuação era a nível nacional, segmentamos ações por regiões de atuação, priorizando necessidades específicas por cliente e ou perfil de produto e serviço agregado.
Os primeiros resultados de vendas começaram a chegar após três dias.
Imediatamente todas as demais áreas começaram as atividades, priorizando atender o projeto de ação integrada.
Este conceito de atendimento tinha objetivo de produzir com o menor tempo e com o menor índice do custo de produção.
A integração era a palavra chave do projeto, de nada resolvia ter vendas sem produção, logística e distribuição integradas no projeto.
Em 45 dias atingimos o ponto de equilíbrio e partimos para melhoria contínua, sempre de forma integrada, trabalhando o comprometimento e engajamento das pessoas que compõem a empresa.
Após 90 dias, já tínhamos ultrapassado o ponto de equilíbrio e estávamos na fase de mensuração de resultados.
Nesta fase ajustamos todo o projeto para sustentação de médio para longo prazo, realizamos correções de rumos e criamos novas opções visando melhoria de desempenho.
Ao final de 12meses a empresa atingiu uma carteira de pedidos 700% maior do que seu ponto de equilíbrio e ainda, conseguiu aumentar o valor do produto.
Este projeto teve grande sucesso e serve de base para preparação dos lideres atuais como referência, dentro da empresa, de como trabalhar de forma integrada.
O projeto foi estruturado a partir de um problema interno.
Observamos as condições de mercado, vendas e distribuição.
Desenvolvemos um plano de ação.
Reunimos equipes, internas e externas, promovemos ações visando o engajamento e comprometimento.
Posicionamos cada área, departamento, lideranças e pessoas para execução das soluções.
Implantamos e executamos ações de forma integrada.
Atualmente a empresa é líder de mercado no seu segmento.
Narciso Machado
NCM Business Intelligence
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