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LIDERANÇA GESTÃO DE CONFLITOS

Este curso é apresentado em três modulos:
Modulo I   -   LIDERANÇA – Mudança, Transformação e Visão Estratégica
Modulo II  -   LIDERANÇA NA PRÁTICA EFETIVA para Gestores Supervisores de Equipes
Modulo III-   GESTÃO DE CONFLITOS

Público Alvo: Gestores, supervisores, intraempreendedores e líderes de equipes. A todos os profissionais que desejam aprimorar habilidades nas relações pessoais e profissionais, ampliar visão estratégica e aprimorar a gestão de mudanças e conflitos.

Carga horária: 16 horas   -   Instrutor: Narciso Machado

Curso 100% interativo - Com apresentação diferenciada. Neste curso são realizadas dinâmicas de liderança e conflitos surpreendentes.

Modulo I
LIDERANÇA – Mudança, Transformação e Visão Estratégica

Objetivo: Neste MODULO você verá.
•  Como liderar na nova realidade mundial
•  Quais são as qualidades e habilidades essenciais do líder da nova geração
•  As organizações serão desafiadas como nunca a buscar soluções e desenvolver alternativas para preservar sua competitividade.
•  Num ambiente como este, são as pessoas e a maneira de liderá-las que farão a diferença e determinarão o sucesso nos negócios.
•  É através de equipes coesas e em sua mais alta performance que as empresas poderão identificar e aproveitar oportunidades, otimizar os negócios e posicionar-se em um novo patamar competitivo.

Foco: Visão Estratégica – Mudança – Transformação – Inovação

Conteúdo
•  A nova realidade mundial exige das pessoas de todas as áreas novos desafios, mudanças, reavaliação do cenário para o efetivo aproveitamento de tendências e oportunidades emergentes.
•  Este curso mostra como as lideranças devem alinhar praticas e conceitos inovadores.
•  O conhecimento e o treinamento sistemático de líderes e gestores são diferenciais determinantes para a execução da sua estratégia competitiva e podem representar o diferencial para o sucesso nos negócios.
•  Temas essenciais para a atualização de conceitos, com demonstração de cases e práticas comprovadas por instituições e empresas que fazem a diferença no mundo corporativo

Programa
•  Como novos conceitos de liderança podem tornar a empresa um organismo inteligente
•  Quais são as qualidades que definem um grande líder
•  Quando a liderança faz a máxima diferença
•  Como desenvolver sua liderança para obter grandes resultados

DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES FOCADOS NO CLIENTE
•  O líder como estrategista
•  O líder como executor
•  O líder como gestor de talentos
•  O líder como desenvolvedor de capital humano
•  O líder como exemplo pessoal e profissional
•  Como liderar com foco estratégico no cliente interno e externo
•  Como criar um clima de envolvimento dos liderados com a organização, a marca, produtos e serviços ao cliente
•  É a pessoa na cúpula ou é a equipe que faz a diferença
•  Como desenvolver lideranças em seu próprio time
•  O que motiva as pessoas a trabalhar com afinco
•  O que os líderes podem fazer para motivar contribuições produtivas e inovadoras
•  Quais são os melhores planos de trabalho, planos de remuneração e métodos de promoção
•  O que é necessário para tomar decisões bem fundadas na hora certa

AS QUALIDADES E HABILIDADES ESSENCIAIS DO LÍDER DA NOVA GERAÇÃO
•  Liderança em um contexto em constante transformação
•  Liderança na nova ordem mundial – meio ambiente – energia – economia – ação social
•  Liderança em todos os níveis da empresa
•  Como aproveitar o espírito, a criatividade e a inteligência coletiva da equipe

COMO CONSEGUIR RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS COM PESSOAS
•  As pessoas e a cultura como fontes importantes do sucesso organizacional
•  Por que muitas empresas não implementam as melhores práticas de gestão de pessoas
•  Como harmonizar a estratégia do negócio e as práticas de liderança e gestão para obter alinhamento e consistência
•  Como líderes eficazes entendem a importância das emoções e de envolver o coração das pessoas, não apenas a mente
•  Como eliminar o medo dentro da organização
•  Quais são as habilidades de liderança necessárias para obter o envolvimento dos funcionários e reter talentos

GESTÃO DA LIDERANÇA
•  Como administrar as mudanças em um mundo complexo
•  Os novos fatores e tendências para garantir o alto desempenho
•  A gestão da mudança e a necessidade da empresa inovar para manter a competitividade
•  Ambientes em movimento: economia mundial, redes de relacionamento, meio ambiente, pressão para mudar
•  Como sobreviver aos ciclos do ambiente de negócios, reforçar a confiança e reter talentos
•  Como equipes de alto desempenho lidam com situações difíceis
•  Adquirindo confiança para vencer: como os melhores líderes se preparam para o futuro
•  As diferenças entre vencedores - perdedores – responsabilidade – colaboração – proatividade – adaptabilidade
•  Como colocar o propósito no coração da estratégia
•  Liderança inovadora
•  Como liderar num mundo reconfigurado
•  O líder de vanguarda - estrategista para alianças globais
•  Como entender as mudanças externas e antecipar-se a elas
•  Como traduzir a estratégia em prioridades e ações precisas
•  Como capacitar pessoas e a organização para a velocidade e a flexibilidade
•  Como unir pessoas, estratégias e operações

COMO DECIDIR
•  Por que o discernimento é essencial para tomada de decisões
•  Como estabelecer um processo, para decidir corretamente com consistência
•  As fases do processo de discernimento: a preparação - a decisão - a execução
•  Como identificar momentos cruciais de discernimento pessoal em 3 áreas críticas: pessoas – estratégia – crise
•  Como reconhecer o momento crítico antes de uma decisão
•  Como aperfeiçoar o seu discernimento e aumentar as chances de sucesso em suas decisões
•  Como o surgimento de novas e poderosas tecnologias estão alterando radicalmente a natureza do trabalho, as fronteiras da empresa, a competição e as responsabilidades de seus líderes
•  Como as empresas estão sendo afetadas pelas tecnologias sociais
•  Quais são as novas ferramentas que facilitam a obtenção de conhecimentos, a coletivização da inteligência, a localização de expertise e a formação de redes sociais estratégicas para resultados efetivos
•  Como os líderes podem utilizar essas tecnologias para reconfigurar a organização e inspirar as pessoas
•  Quais são as características das lideranças em uma era de tecnologias de ruptura

Modulo II
LIDERANÇA NA PRÁTICA EFETIVA para Gestores Supervisores de Equipes
Objetivo: Neste MODULO você saberá que, não basta apenas o conhecimento técnico e teórico, é preciso desenvolver a competência em liderar.

A sensibilidade do Líder permite estabelecer empatia com os membros do grupo, o que facilita seu trabalho de motivar, incentivar, ouvir e encontrar formas de colocar em ação as ideias que surgem.
O Líder se destaca pela capacidade de desenvolver os liderados, agindo como coach e obtendo assim respeito pelo grupo.
Um gestor deve conhecer todos os seus colaboradores; identificar quais são as potencialidades e as oportunidades de melhoria em cada um deles; descobrir quem são os potenciais líderes e como fazer com que seus liderados resolvam os desafios que surgem no dia a dia.

Este treinamento objetiva proporcionar ferramentas para aprimorar o papel do gestor de equipes, focando o gerenciamento de metas, a capacitação da equipe, a geração de estímulos de motivação para seus liderados e medição dos resultados através de indicadores de desempenho.
Fortalecer as características essenciais da liderança: planejamento, comunicação, relacionamento interpessoal, coaching e administração de conflitos, através do estímulo ao comportamento motivado dos liderados, favorecendo a performance da equipe.

Aprimorar a comunicação interpessoal, reconhecendo o potencial e as dificuldades de cada participante, oferecendo métodos capazes de aprimorar e fortalecer relacionamentos duradouros.
Desenvolver e aprimorar a comunicação em equipe.
Refletir sobre as novas tendências e as ondas de mudanças para a liderança e a compreensão dos quadrantes da mudança.

Discutir os impactos da cultura organizacional e o seu efeito transformador nas relações internas no ambiente de trabalho como poderoso instrumento aglutinador de energias entre pessoas.
Refletir sobre a importância do estabelecimento de objetivos para se atingir resultados mensuráveis.
Gerar estímulos para motivação pessoal e das equipes e fortalecer o processo de comunicação inter e intradepartamental.

Gerar melhores resultados em negociações através do uso prático da programação neurolinguística.
Exercitar a utilização de práticas de coaching no exercício de sua liderança garantindo o desenvolvimento de comandados.
Desenvolver competências necessárias para que gestores fortaleçam a relações para os grupos atuarem como equipes.

Metodologia: Altamente participativa, com estudo de situações reais, análise de casos e cenas de filmes para aprimoramento dos estilos de liderança e das competências chave essenciais para o crescimento profissional e sua contribuição aos resultados da organização. Discussão sobre o papel do Líder na construção do clima motivacional, essencial ao desenvolvimento do espírito de equipe.

Programa
•  A velocidade das mudanças no ambiente empresarial
•  A necessidade de desenvolver Competências
•  O novo perfil do Gestor
•  Habilidades necessárias ao papel:
•  Técnicas/Humanas/Conceituais
•  Diferenças entre chefes e líderes na prática
•  Estilos de liderança:
•  A visão do ser humano determinando o estilo
•  Adequando o estilo aos diferentes níveis de maturidade da equipe
•  Comunicação Empresarial
•  O Processo de comunicação dentro das organizações
•  Comunicação Interpessoal
•  Comunicação assertiva
•  A comunicação como diferencial competitivo
•  Os problemas mais comuns na comunicação
•  A interferência da hierarquia e a departamentalização
•  Aprimorando a competência de comunicação
•  Feedback construtivo
•  Reconhecendo desempenhos diferenciados

Modulo III
GESTÃO DE CONFLITOS

Objetivo: Neste MODULO, você vai aprender formas de analisar comportamentos e compreender as bases mais importantes dos relacionamentos. Buscar o melhor de todos para estabelecer relacionamentos profissionais em novo patamar de qualidade e resultados.
O Relacionamento Interpessoal é uma das inúmeras variáveis que interferem na produtividade, na comunicação, na construção da confiança e na cooperação entre as pessoas gerando consequências aos resultados organizacionais.

Promover o autoconhecimento para que as pessoas possam melhor reconhecer - a si e aos outros, aliviando tensões no trabalho e na vida pessoal, tornando-se mais produtivas e motivadas.
Uma oportunidade de reflexão sobre os papéis que assumimos nas relações, as emoções envolvidas, como lidar com preconceitos e estereótipos, a administração de conflitos e a responsabilidade de cada um em relação ao ambiente de trabalho.
Compreender a dinâmica dos comportamentos das pessoas e das interações, nos relacionamentos difíceis.

Destacar papéis, atitudes e comportamentos mais adequados diante de pessoas e situações difíceis.
Apresentar técnicas para lidar com os comportamentos “difíceis”.
Preparar pessoas para melhor compreenderem a si mesmas e aos outros, favorecendo as relações interpessoais no exercício dos papéis pessoal e profissional, proporcionando condições, que sejam facilitadoras, para a prática de comportamentos e atitudes assertivas.

Aprimorar as habilidades de comunicação dos participantes, enfatizando a comunicação verbal e a não verbal, como condições de aprimoramento nas relações humanas, reconhecendo o potencial e as dificuldades de cada participante, oferecendo métodos capazes de aprimorar e fortalecer relacionamentos duradouros.
Desenvolver nos participantes a importante competência de dar e receber feedback de modo assertivo em ambientes de trabalho.

Identificar, analisar e fornecer ferramentas que possibilitem trabalhar as situações de divergências e conflitos, eliminando tensões e gerando empatia para o êxito e a excelência dos relacionamentos.
Fornecer aos participantes formas de aprimorar as relações interpessoais por meio de métodos estudados da psicologia social, tanto individual como coletivo.
Estimular o reconhecimento do potencial e as dificuldades para se trabalhar com pessoas.

Foco: Ações e atitudes comportamentais que afetam a interação nas organizações. Relacionamentos Difíceis no Trabalho. Relações Interpessoais e Conflitos. Inteligência Interpessoal

Metodologia: Altamente participativa, com apresentação expositiva de conceitos e reflexões, estudo de situações reais, análise de casos, cenas de filmes apropriadas aos conceitos tratados e instrumentos de auto percepção para aprimoramento dos estilos de liderança e das competências chave essenciais para o crescimento profissional e sua contribuição aos resultados da organização.

Programa
OS CONFLITOS
• Origem, tipos, formas e fatores que contribuem para criação e desenvolvimento de conflitos
•  Administração de conflitos
•  Interpessoais e intergrupais
•  O papel do líder no gerenciamento de conflitos
•  Geração de consenso
•  Fatores que facilitam a aceitação da liderança por parte da equipe e geram motivação
•  Construindo equipes vitoriosas através da liderança motivada
•  Analisando interativamente os relacionamentos
•  Crenças e valores individuais e grupais
•  Compreendendo as pessoas
•  Interpretando comportamentos
•  Empatia - conferindo credibilidade e segurança a si próprio
•  Competência interpessoal:
•  Técnicas para ter autocontrole e seus caminhos práticos
•  Desenvolvendo sua competência comunicativa: declarando suas necessidades e sentimentos
•  Como adotar comportamentos favoráveis a administração eficaz dos conflitos como: autocontrole, empatia, respeito e comunicação verbal e não verbal adequadas
•  Como desenvolver um plano de ação e capacitação para melhoria das relações interpessoais

RELACIONAMENTOS DIFÍCEIS NO TRABALHO
•  Como identificar pessoas difíceis
•  Como entender a diversidade
•  Dinâmica das dificuldades interpessoais
•  Papéis que atuam ampliando as dificuldades
•  Papel que atua resolvendo dificuldades interpessoais
•  Aceitar, revoltar-se ou conformar-se
•  Comunicação que qualifica ou desqualifica
•  Questão da confiança na comunicação – coerência entre discurso e prática  
•  Perfil e estilos de atitudes que influenciam no tipo de relacionamento
•  Comunicação assertiva nos relacionamentos difíceis
•  Como ter atitude e comportamento positivos nos relacionamentos difíceis

RELAÇÕES INTERPESSOAIS E CONFLITOS
•  Competência Interpessoal
•  Complementações adequadas e inadequadas dos papéis
•  Preparando para entender os Conflitos
•  Preconceitos e Estereótipos
•  Hostilidades e atritos pessoais
•  Empatia: reconhecer as emoções nos outros
•  Visão tradicional e visão atual de Conflitos
•  Fontes de Conflitos Organizacionais
•  Métodos de Administração dos Conflitos:
•  Estímulos – Redução - Solução
•  Tipos de Conflitos: positivos e negativos
•  Identificação e análise das manifestações conflituosas
•  Como trabalhá-las: superação de conflitos
•  Feedback como instrumento de relações
•  Como dar e como receber
•  Habilidades e Dificuldades
•  Reavaliando comportamentos e atitudes
•  A coresponsabilidade - gerentes e subordinados, na criação e manutenção de um clima de harmonia nas relações humanas no trabalho

INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL
•  Evolução do homem e os conflitos
•  Compreensão e auto análise de atitudes básicas : Saber escutar sem julgar; saber separar a pessoa do problema; ser você mesmo; ter senso de comunidade; compartilhar poder e valorizar o crescimento das pessoas
•  Técnicas para ter autocontrole – caminhos práticos
•  Assertividade : Uma filosofia de vida capaz de oferecer relações saudáveis e produtivas
•  Os caminhos do conflito: Agressão - Submissão
•  Desenvolvendo sua competência comunicativa
•  Negociando de forma personalizada para ter relacionamentos duradouros
•  Como adotar comportamentos favoráveis como autocontrole, empatia, respeito,comunicação verbal e não verbal adequada
•  Analisando interativamente os relacionamentos
•  Crenças e valores individuais e grupais
•  Percebendo a si e ao outro
•  Relacionamentos como fator decisivo para o desenvolvimento pessoal
•  Compreendendo as pessoas
•  Demonstrando interesse pelo outro
•  Interpretando comportamentos
•  Empatia - conferindo credibilidade e segurança a si próprio
•  Competência interpessoal: Eu e os outros
•  Qual o seu nível de inteligência interpessoal?
•  Auto percepção da sua competência interpessoal
•  Como desenvolver sua inteligência interpessoal
•  Compreensão e auto análise de atitudes básicas: saber escutar sem julgar; saber separar a pessoa do problema; ser você mesmo; ter senso de comunidade; compartilhar poder e valorizar o crescimento das pessoas
•  Técnicas para ter autocontrole e seus caminhos práticos
•  Desenvolvendo sua competência comunicativa: declarando suas necessidades e sentimentos
•  Como adotar comportamentos favoráveis a administração eficaz dos conflitos: autocontrole – empatia -  respeito - comunicação verbal e não verbal
•  Resolução criativa de conflitos

GESTÃO DE MUDANÇAS
•  Definição de cenários - antigo x atual na função da liderança
•  Processo de mudança organizacional
•  A mudança através das pessoas
•  A importância da Visão de Futuro na Obtenção de Resultados
•  Estabelecimentos de objetivos
•  Critérios necessários quanto à definição de objetivos
•  Alinhando os vetores
•  Definição de estratégias
•  Aplicação de planos táticos
•  Critérios na mensuração de resultados
•  Indicadores de desempenho
•  Percepção do Líder
•  O processo perceptivo
•  As barreiras do processo criativo
•  Como aplicar técnicas de Motivação
•  Empowerment
•  Como gerar estímulos para motivação da equipe
•  Como lidar com subordinados com diferentes níveis de motivação e maturidade
•  Métodos, técnicas e dinâmicas para ajustar relacionamentos interpessoais nas empresas
•  Conceitos sobre programação neurolinguística
•  Como negociar e vender ideias para visuais, auditivos e cinestésicos

ADMINISTRAÇÃO DO STRESS
•  Coaching
•  O papel do líder coach
•  Como desenvolver competências (técnicas, humanas e conceituais) na equipe
•  Competências mais exigidas na atualidade
•  Elaboração de plano de ação de coaching
•  Dinâmica vivencial em coaching
•  Aplicação prática das técnicas de coaching para gestores supervisores de equipes.

Para realizar este curso na sua empresa, entre em contato www.ncm.com.br

* Este treinamento é realizado exclusivamente In Company.
** Este programa esta disponível sob forma individualizada (Coaching) consulte-nos.

Nossa Missão: "Preparar pessoas e empresas para crescerem, vencerem e principalmente, permanecerem vencedoras, com soluções  inteligentes, Inovadoras e criativas. Identificar tendências e oportunidades, oferecer conhecimento, informação e serviços para agregar valor e superar as necessidades dos nossos clientes".

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  • Narciso Machado:
  • (19) 9 9111-3492

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