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Vendedor: Simplesmente ?

Nunca foi tão importante, até mesmo imprescindível, ter-se nas empresas "profissionais de vendas", que não sejam simplesmente vendedores.

Boa aparência, um sorriso agradável, saber contar piadas e ser bom de conversa, estas eram características de um antigo vendedor.

Atualmente, o que as empresas necessitam é de gente competente, versátil e preparada para enfrentar desafios. Disputar mercado, manter e conquistar clientes.

Nunca foi tão importante para as empresas terem em seus quadros profissionais que saibam mais do que simplesmente vender.

Os profissionais de compras, das empresas, estão capacitando-se, fazendo cursos de profissionalização, tornando-se especialistas em negociação, em vendas e em relações com o mercado. Recentemente fui contratado por uma grande empresa varejista, para fazer um treinamento de vendas e negociação, qual não foi a minha surpresa ao chegar no local e ser informado que todos os participantes seriam funcionários do departamento de compras. Eles queriam saber tudo que era ensinado para os vendedores.

Diante deste fato, é incontestável que os vendedores despreparados ou que saem com a pasta para simplesmente vender, estão com os dias contados.

Atender bem, ter habilidade para contornar objeções, raciocínio rápido, capacidade e habilidade para negociar, perseverança e automotivação, são técnicas e habilidades que tem parâmetros bem distintos, algumas são natas (nasceram com o indivíduo) outras precisam ser desenvolvidas, treinadas e praticadas antes d e sair para uma visita de vendas.

É fundamental, para um bom profissional de vendas, desenvolver suas habilidades de negociador. Treinar técnicas que facilitem sua capacidade para negociações com compradores. Todos os profissionais de vendas precisam associar, no seu desenvolvimento pessoal e profissional, mais técnicas de relacionamento e comportamento humano. O mundo esta mudando rapidamente e a evolução dos profissionais precisa estar reciclando na mesma velocidade.

Se, você é um empresário, e esta lendo este texto, certamente deve estar se perguntando: Mas existe este tipo de vendedor?

Onde ele está?
Existem, mas certamente estão muito bem colocados em empresas que os valorizam.

Os melhores profissionais são aqueles que estão sempre competindo com eles mesmos. São profissionais que gostam de desafios, contestadores, procuram tarefas desafiadoras, tem sua remuneração formada em grande parte por prêmio e produtividade, estão permanentemente procurando novos mercados e novos clientes.

Você já observou que alguns vendedores, independente do tipo de produto ou serviço que vendem, parecem trabalhar menos horas, ter mais satisfação com o seu trabalho e mesmo assim conseguem vender mais do que qualquer outro?

A resposta é simples, estes vendedores, desenvolveram e treinaram técnicas e habilidades comportamentais específicas para o seu trabalho.

Diariamente somos procurados por empresários que desejam transformar sua equipe de vendas em profissionais altamente qualificados, completos, em condições de reverter e transformar os resultados das vendas. Nos primeiros contatos com o pessoal detectamos falhas primárias, erros elementares, tais como: falta de profissionalização, eles estão vendedores e não são profissionais de vendas, de negociação, de relacionamento e de marketing; a maioria não sabe interpretar as emoções e sentimentos dos clientes e compradores profissionais; encaram a venda como uma disputa (vendedor X cliente); falta de administração do tempo direcionado para a ação de vendas.

Nunca se ouviu tanto:
"PRECISA-SE COM URGÊNCIA DE VENDEDORES QUE NÃO SEJAM SIMPLESMENTE VENDEDORES".

As empresas, os empresários estão necessitando de PROFISSIONAIS DE VENDAS COMPLETOS, capazes de realizar negócios com inicio, meio e fechamento. Profissionais que não se limitem a decorar manuais, que não desistam na primeira dificuldade, que consigam interpretar seu cliente, entender suas reações, envolve-los no negócio de forma hábil e criativa, que saibam agregar valor na demonstração do seu produto ou serviço e que consiga fazer tudo isso cativando o cliente.

Profissionais que partam para o mercado com a mesma garra, força e desenvoltura de um "guerreiro romano", para conseguir novos clientes, novos mercados, novas conquistas, usando como armas a sua profissão, mas não simplesmente mais um vendedor e sim um PROFISSIONAL DE VENDAS , consciente, certo e sabedor de sua importância para a empresa e principalmente para conquistar, manter e satisfazer o cliente que está na sua frente.

Narciso Machado - Diretor NCM Business Intelligence – www.ncm.com.br  - Revitalização da área comercial – Treinamentos diferenciados. Formação de equipe para alta performance e resultados.

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Nossos serviços possibilitam o desenvolvimento de estratégias em áreas que necessitam de resultados.

Com sólida experiência nossos consultores oferecem serviços em todas as áreas da empresa, capacitando e qualificando pessoas, adequando visão estratégica à realidade do mercado, organizando ações internas e externas para redução de custos, ampliando operações e negócios, preparando equipes para competir com melhores resultados.

Empresário: Revitalizar a empresa com novas estratégias é inovar, tornar a empresa e sua equipe de colaboradores mais ágeis e competitivos. Este é o momento de fazer acontecer.