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COMPUTADOR E A PARALINGUAGEM

É interessante ver a evolução da tecnologia e a preocupação dos cientistas em desejarem saber como as pessoas estão utilizando suas invenções.
Conversando com um cientista ele afirmou que num futuro muito próximo o computador vai ter emoção como o ser humano.
Neste momento lembrei algo que estudo há muitos anos, a paralinguagem.
A paralinguagem  é a única categoria da comunicação não verbal que não é visual. Trata literalmente, sobre a linguagem. Ocorre sempre que você diz alguma coisa, já que é a parte vocal do discurso, excluindo o conteúdo verbal.
No contato cliente/vendedor esta comunicação é vital para o sucesso do contato comercial.
Aí o cientista ficou sem argumentos e ele mesmo disse, “realmente computador não consegue cativar o cliente”.
A paralinguagem tem a ver com a maneira como algo é dito, independentemente do que é dito.
Estudo a paralinguística e sua aplicação na relação cliente/vendedor e observo itens como:
a)velocidade da comunicação;
b)volume;
c)ritmo e ressonância;
d) expressão facial;
e)identificação espontânea com o perfil do cliente;
f)personalidade e tonalidade vocal;
Os profissionais de atendimento, vendas e negociações precisam estudar e usar a paralinguagem para obterem melhores resultados em seus contatos comerciais.
As empresas precisam reverem os métodos de treinamentos para melhorar a interação com os clientes.
Pontos que considero vitais para melhorar os profissionais com a paralinguagem:
1-A comunicação não verbal é tão importante quanto a comunicação verbal;
2-A comunicação não verbal ocorre por meio de cinco canais: rosto, olhos, corpo, voz,uso do espaço.
3-Alguns canais são mais fáceis de serem controlados do que outros, e os canais mais difíceis de serem controlados são mais reveladores.
4-A comunicação não verbal indica muitas coisas: expressa e mede emoções, regula a conversa, comunica impressões e aproxima as pessoas das ideias e conteúdo da conversa.
5-A comunicação não verbal falsa frequentemente é detectada por parecer pouco natural.
6-Com a evolução tecnológica as pessoas estão comunicando-se de forma robotizada, sem argumentos e expressões, sem emoções que cativam clientes.
Narciso Machado
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